7/09/2010

Cada Sociedade tem a Campanha Política que Merece

Começou mais uma campanha. Há muitos interesses, muito dinheiro, muita manipulação e pouquíssimo valor ideológico.

Seria necessário sabermos o que o candidato ou candidata pensa sobre ecologia, educação, saúde, relação do Brasil com outros países (no caso de quem se candidata a deputado federal ou ao senado), privatizações, reforma agrária, economia solidária, segurança, estrutura de família, aborto, papel da escola, organizações das cidades, transporte público, enfim, inúmeros assuntos.

Infelizmente nao são assim tratadas as campanhas. Alguns e algumas já sabemos o que pensam e outros e outras não temos a menor idéia (talvez nem eles e elas saibam). A população não se preocupa com isso. Para ela o que importa é quem aparece mais, quem tem maior tempo na televisão e quem negociou com governos mais emendas pa ra sua região em particular.

O resultado disso é uma campanha mesquinha em que o dinheiro e o marqueteiro têm mais importancia do que as idéias. Pessoas são eleitas para defender seus próprios patrimônios e empresas, outras para defender suas categorias de ricos e apenas algumas para defender um segmento. Essa ordem deveria ser o contrário.

Há muitas pessoas sem condições de fazer uma leitura crítica sobre isso, contudo, há também muitas com totais condições não só de fazer a leitura como também de multiplicá-la. Convido a quem quiser e puder para que se sinta parte desse processo através da internet.

Infelizmente, as campanhas são a expressão do nível de cidadania do brasileiro e os políticos o resultado desse processo. Assim, cada sociedade tem a campanha política que merece.

Gostaria de saber sua opinião sobre isso. A quem recebe por email gostaria de solicitar que enviasse para sua rede de emails e ca so nao queira receber outros emails meus, por favor, é só me dizer isso que o retiro da lista.

Aluizio Vidal Flor
aluiziovidal2010.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog