6/22/2012

Atividades desenvolvidas na Casa da Juventude


Em dezembro de 2012, recebi o convido do meu amigo Samuel Pessoa, então Coordenador de Juventude, para integrar a equipe da Casa da Juventude, um Projeto desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Juventude da Prefeitura de Porto Velho, em parceria com entidades sociais sem fins lucrativos. Aceitei o convite consciente do grande desafio que teria pela frente. Desde então, tenho atuado em várias frentes de trabalho, conforme destaco nos pontos abaixo.



Programa de formação sociopolítica da juventude
Além de oferecer qualificação profissional e atividades culturais e desportivas, a Casa da Juventude atua na formação sociopolítica da juventude. O objetivo é promover a autonomia política da juventude em situação de vulnerabilidade social, em especial das pessoas alcançadas pelos projetos culturais, de inclusão digital e de formação profissional da Casa da Juventude.

O Programa vem compor um conjunto de ações da Casa da Juventude, voltadas para a formação integral da juventude, seja na preparação para o mercado de trabalho, seja na formação de cidadãos críticos e propositivos, com vistas a superação do paradigma taylorista-fordista de formação, que visa a mera adequação, treinamento e adestramento dos cidadãos.

A formação sociopolítica é realizada durante os cursos de qualificação profissional, com a disciplina “Princípios de Ética e Cidadania”. Iniciei meus trabalhos na Casa da Juventude coordenando esta pasta. Atualmente, a educadora Betânia Avelar (comunicóloga e formanda em ciências sociais) é a responsável e tem contado com o apoio do educador Rafael Andrade (cientista social e mestrando em educação), pessoas que muito estimo.



Elaboração de projetos e captação de recursos
Outra atividade desenvolvida é a Elaboração de Projetos visando a captação de recursos para a as atividades em desenvolvimento. Também, buscamos a implementação de novos projetos que tenham a juventude como principal público-alvo. Esta atividade continua sendo desenvolvida por mim, juntamente com uma equipe de técnicos (Gleiciano e Liliana). À direta, eu e Gleiciano fechando parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIRON.

Coordenação da Casa da Juventude

Desde maio, fui designado para coordenar os esforços de toda equipe de trabalho da Casa da Juventude, estando subordinado ao atual Coordenador de Juventude de Porto Velho, Jonatam Ramos (Master Figa). Este trabalho tem demandado de extrema dedicação e trabalho em equipe.




Coordenação do Projeto NÓS na Prevenção
Um último desafio que assumi foi a coordenação do Projeto NÓS na Prevenção, atuando diretamente com a empresa WORLD, executora do projeto. O objetivo do NÓS na Prevenção é formar jovens multiplicadores da temática da prevenção ao uso de drogas, em escolas de Porto Velho, Jaci-Paraná e Nova Mutúm, apoiando-se em conteúdos sócio-culturais/desportivos, educacionais, áudio visuais e midiáticos, instrumentalizando conceitualmente os jovens para que sejam protagonistas sociais. O Projeto foi lançado e as capacitações nas escolas já terão início na próxima semana.

Por fim, quero manifestar minha gratidão e reconhecimento ao Samuel Pessoa, idealizador da Casa da Juventude. Também, rogo a Deus que ilumine seus passos durante este ano de 2012, para que siga firme e confiante na conquista de seus sonhos e utopias, numa carreira política marcada pelo compromisso com o oprimido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog