11/11/2012

Bacharel em Teologia (UMESP/2003)

Universidade METODISTA DE SÃO PAULO (umesp)
Ênfase: História do Pensamento Cristão / Teologia Prática.
Bolsista da Faculdade de Teologia.
Ano de Conclusão: 2003.


TEMA DA PESQUISA: Eclesiologia urbana: Forjando uma igreja para o contexto urbano brasileiro.

Orientador: Prof. Dr. Clóvis Pinto de Castro (Fateo/UMESP)
Co-leitor: Prof. Dr. Cláudio Ribeiro (Fateo/UMESP)
RESUMO:
O trabalho apresenta uma reflexão de cunho interdisciplinar, que analisa de modo dialético a relação entre o fenômeno religioso e a realidade sociocultural do mundo urbano brasileiro. Em especial, busca subsídios para a compreensão da experiência de fé comunitária na atualidade. 
De um lado, aspectos conjunturais próprios do mundo moderno urbano condicionam de modo direto ou indireto a cultura, a teologia, a espiritualidade e a própria forma de ser comunidade (igreja). 
De outro lado, a partir de uma leitura histórica e sociológica, buscam-se os fundamentos eclesiológicos essenciais, pela análise da relação que os povos bíblicos e os cristãos primitivos estabeleceram com o fenômeno urbano no decorrer da história, dando-se destaque às propostas eclesiológicas da Reforma Protestante e do metodismo histórico do século XVIII. 
Sobre o contraste dialético destas duas premissas, o terceiro capítulo apresenta princípios de uma eclesiologia para o contexto urbano brasileiro na atualidade, no intento de garantir a contextualização da experiência de fé cristã-comunitária às dinâmicas da cultura urbana, o que implica em relativa adequação, sem, contudo, abrir mão de elementos essenciais da fé na busca de amor, justiça e libertação dos oprimidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog